Sob a direcção de Fernando Lopes, em Outubro de 1984, estreou a comédia baseada no livro (com o mesmo título) de Mário Zambujal: ''Crónica dos Bons Malandros'', filme nem bom nem mau, mas completamente fora da linha tradicional.
O filme retrata um assalto, golpe nunca imaginado, que afinal se encontra com o imprevisto.
Num cenário colorido, vemos um grupo de marginais (Renato, João Perry; Marlene, Lia Gama; Petro Justiceiro, Nicolau Breyner e Lina Despachada, Zita Duarte) a engendrar todos os preparativos para o golpe cuja meta principal é roubar várias obras de arte do Museu Gulbenkian.
À medida que a história avança, os espectadores vão conhecendo o background de cada membro do grupo e também os diversos e atribulados caminhos que os levaram até ao ponto do golpe.
O filme surpreende pelo movimento contínuo, pela quase pobre troca de réplicas e, sobretudo, pela sobreposição de representações ''minimalistas'' dos actos das personagens. Às vezes, porém, estes momentos de exposição induzem a uma disposição demasiado futurista para o assunto apresentado.
A ''Crónica...'', de facto, impressiona pouco e a ideia de poder ser um blockbuster - está fora de questão. Mas se estiver apaixonado pela imagem dos anos 80 (para quem gostar também dos jogos de consola) talvez este filme seja uma boa opção para os revisitar!
Cristina Nitu, 2ºAno
quinta-feira, 17 de abril de 2008
''Crónica dos Bons Malandros", Versão Lopes
Publicada por
patrícia
à(s)
20:02
0
comentários
Subscrever:
Mensagens (Atom)