Este espaço é dedicado a todos os alunos que desejam divulgar textos, pesquisas, comentários etc em torno da língua, literatura e cultura portuguesas, apostamos, deste modo, na criatividade e autonomia dos alunos romenos que se sentirem atraídos pela alma lusófona!
zzz
Para participar, basta enviar um documento de texto, devidamente identificado (nome e ano de estudo) para o endereço do clpic.
zzz

quinta-feira, 1 de maio de 2008

O pintor e o mundo inteiro

Pintar uma paisagem não é uma tarefa tão fácil como as pessoas possam pensar. Só um pintor sabe que metamorfoses sofre uma tela até que chegue a ser a bonita imagem de um campo cheio de flores.
Espremer os tubos de óleo ou raspar a tinta não é condição suficiente para se obter um bonito quadro.
Um verdadeiro pintor deve ser um Júpiter que saiba como decifrar os mistérios que se escondem mesmo nas imagens que parecem simples e sem segredos, como um mar sossegado ou um campo soalheiro. Deve ser um Mercúrio que misture as cores quentes e as frias para obter a mais sublime intensidade, um Marte que intensifique os contrastes e uma Vénus que dê um demão de tinta para realçar a beleza da paisagem.
Talvez o próprio Deus tenha sido um exímio pintor porque só um grande artista poderia criar um mundo tão sublime e cheio de beleza. Diz-se que quando Ele proferiu “Haja luz!”, terá conseguido pintar o maior quadro de todos os tempos – o mundo inteiro.



Irina Ene, 2ºAno

Sem comentários: