Sempre acreditei que sorrir é um dos actos mais sensíveis e mais próprios da natureza humana.
O sorriso é algo íntimo que mostra delicadamente a intenção ou o pensamento da pessoa que sorri. Traduz um estado de alma e é também um convite a entrar no foro interior de alguém. É como uma porta que nos permite explorar um mundo misterioso e cheio de contradições, o mundo dos sentimentos.
Um sorriso doce e afectuoso pode afastar o descontentamento e a mágoa, enquanto um sorriso frio, cheio de maldade e inveja pode causar uma profunda angústia.
Sorrir é, antes de tudo, exprimir uma parte de nós. Se quisermos desvendar pensamentos mesquinhos, revelamos um sorriso sarcástico e duro, mas se, pelo contrário, sentimos o desejo de partilhar e estabelecer uma relação de amizade ou apenas de cumplicidade um sorriso espontâneo e transparente é o mais adequado para mostrar.
O sorriso não é complexo somente do ponto de vista emocional, mas também anatómico porque, reparem, são necessários 23 músculos para se obter um sorriso verdadeiro!
Os três principais tipos de sorriso, segundo Lambert são: o sorriso simples, com os lábios fechados e para cima nos cantos, que é quando a pessoa sorri para si mesma, o sorriso para cima, com os lábios abertos para cima nos cantos, usado geralmente quando sorrimos para outra pessoa, e o sorriso largo, com os lábios para cima e com os dentes claramente à mostra, usado quando nos estamos a divertir!
O sentido místico do sorriso foi muito bem saliendado por Antoine de Saint Exupéry: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele". Portanto, um sorriso é uma mensagem mágica da alma que irrompe como uma força que não é fácil ser derrotada e que resulta, dir-se-á quase magicamente e sem esforço, na mudança de um estado de espírito, de um dia menos agradável, ou até, porque não, de uma vida!
Alina Iacob
2º AnoPortuguês-Alemão
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Como se lê um sorriso? Breve reflexão.
Publicada por
patrícia
à(s)
18:17
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário